domingo, 14 de outubro de 2007

09.10.2007 - Europa, malas perdidas e o passeio de estréia

Dps de um tempo, começou a ficar apertado e nao tinha mais posiçao pra ficar.. Aí acordei. Umas 4:30 e fiquei ouvindo as músicas dos canais que eles disponibilizavam.. Faltava mt pouco pra chegar (tinha um canal informando em que lugar estava o aviao.. Nossa.. É tao rápido.. Em menos de 3h já estávamos em Recife.. Enquanto isso meu pai enfrentava 8h pra chegar em Vitória, que é do lado do Rio!). Pedi uma escova de dentes pra aeromoça e ela disse que ia ver se tinha.. COMO ACYN?!!! A TAP incentiva a falta de higiene!! Sabe pq?? Tá lá no site deles que NAO pode levar pasta de dente na bagagem de mao.. O que eu fiz? Nao levei né? Vai que abrem minha bolsa e acham que eu tenho cara de terrorista MacGyver! Ah cyn pq usar pasta de dente pra alguma coisa ruim.. Oh, química... Voltou a aeromoça com escova e mini-pasta.. AH BOM! >=/ Levantei pra ir ao baheiro escovar os dentes.. Fila enorme.. Enquanto esperava, ouvi uma senhora chamar outra e falar: olha que bonito! Abaixei e mò intrometida fui ver o que era. Era a paisagem! Ahhhhhhhhh!!! Desisti de escovar os dentes e conhecer o banheiro do aviao e voltei pra minha janelinha.. Vi o céu td colorido esperando o dia clarear totalmente sob o Oceano Atlântico rumo à Lisboa! Que coisa linda de se ver: a lua "fininha" (minguante, com uma pequena parte branca e aquele círculo não rumoiluminado contrastando com o céu azul escuro!) mergulhada num céu que ia do vermelho até o azul ecuro, passando pelo laranja, amarelo, verde... Poxa.. Pena que eu não tava com a máquina.. Daria uma foto perfeita... Acho que não vou ter a mesma experiência na volta, mas.. Já valeu! Pouco dps aterisamos em terras portuguesas, ora pois! A aterisagem foi tranqüila! Perguntei à aeromoça como era pra fazer a conexao e ela disse que teria gente da TAP informando. 7:30, uma hora e meia de atraso!!! Frio lá fora! Peguei o ônibus que nos levou até o terminal e o funcionàrio da TAP, dps de ver que eu vinha pra Lyon, me encaminhou pra uma fila. Entrei, achei estranho estar ali, saí, confirmei que era ali que tinha que ficar e voltei. Meu vôo era as 9h e só aì que me toquei que nem precisaria mofar durante 3h sem fazer nada no aeroporto de Lisboa! A fila pra carimbar o passaporte demorou uns 30 min.. A mulher que estava na minha frente teve problemas.. Sô ouvi ela dizendo "ih.. Ng me avisou disso..". Lembrei logo do seguro saúde e mantive minha calma! =P Cheguei no guichê, o cara me perguntou pra onde eu ia, fazer o quê, qnt tempo ia ficar. Em 3 minutos eu tava liberada! Ufa! Entrei na Zoropa! =D Já eram 8:30 e no meu bilhete de conexao estava dizendo que a essa hora eu tinha que estar embarcando!! Oh! Corri pra achar o lugar.. Fácil! Só seguir placas! Dei meu bilhete pra moça da Portugália e entrei no ônibus que nos levaria até o aviao. Demorou à beça pra sair.. E nisso eu já comecei a ver e ouvir mts franceses! O choque cultural foi gradual! Ótimo! Vir por uma empresa portuguesa foi ótimo mesmo! Vejo nisso o cuidado de Deus! Imagina ter que falar inglês logo na inha primeira viagem de aviao... Ia ser mais uma variável!!! Enquanto isso ouvia John Mayer! Ok, chegamos no aviao! Era bem menor que o outro. 3 fileiras. A minha passagem era a 8A. Janela de novo! Oba!! Oba!!! O INCA é mt bom! Sempre me dá lugares bons! Pra Águas de Lindóia fui num leito e agora me deu janelas! Uhuu! Achei a poltrona 8A.. E um francês nela!! Ah, meu.. Será que eu nao sei ler direito?? Aí uma pessoa boazinha explicou pra ele que ele tava no lugar errado.. Eu tentei falar em inglês, mas ele nao entendeu e ainda ficou de cara meio fechada! Só lamento. Essa é minha poltroninha! Ele saiu, eu sentei e fiquei feliz e contente até o fim da viagem! Agora de manha seria mais legal pq daria pra ver as cidades!! E as nuvens!! Elas são demais!! Realmente parece mt algodão! =) Dá pra ver qnd tá nublado numa cidade, qnd tá sol.. Deve ser legal ver chuva! =) Dormi um pouquinho e cheguei em Lyon 12:30 exatamente! Peguei uma fila demorada no banheiro e qnd fui pegar as malas td mundo já tinha pego praticamente.. Peguei uma.. Fiquei esperando pela outra e nada.. Lembrei do Felipe Câmara e a histório do Filipe César que perdeu as malas pela TAP.. Frio na barriga e deduzi: a TAP perdeu minha mala!!! Aí fiquei meio acyn. O frio na barriga aumentou qnd fiquei olhando a mala que eu tinha pego. Pq eu nao sabia se era minha mesmo! Tava na dúvida! Nao tava acostumada a viajar com ela e por isso nao tinha certeza se era a minha.. Estava diferente.. Ela era um pouco mais clara.. Igualzinha, mesma marca, mas mais clara! Aí confirmei: não era a minha!! Alguém com a mala igual pegou a minha mala e eu fiquei com a da pessoa! Achei uma identificaçao.. Nome e cidade: Bourgoin.. Ainda achei uma coisa meio irônica pq falei dessa cidade com minha mae! É perto de Lyon e tem um nome que lembra o nosso Bangoim! Ainda brinquei falando que os Bangoim's vieram de lá! Por um momento pensei que poderia ser uma brincadeira do Tanaka, colocando essa identificaçao na mala (que é dele), mas nao era.. QUE VACILOOOOO!!!!!!!!!! Antes de me desesperar fui abrir o processo pra reaver as malas.. Isso.. Cynthia na Europa sò com a roupa do corpo! Exatamente!!! HAHAHAHA! Cara, chega a ser engraçado! Nao fiquei mais desesperada pq sabia que a situaçao estava sobre controle de Deus! Aí comecei com o inglês lá pro moço! Fiquei feliz que ele me entendeu. De repente tocou o telefone.. Um motorista estava lá fora esperando a Mrs Marques (EU SOU MISSSSSSSSSSSSSSSSSS.. ATÉ NO EXTERIOR ME CHAMAM DE SENHORA!!! QUE COISA!!!). Como eu tava perdida, nem lembrei que tinha na agenda que tava na mochila o endereço do IARC pra dar no caso de acharem minhas malas (isso pq eu nao sabia o endereço de onde eu ia ficar)... Aí deixaram ele entrar e ele deu telefone e endereço do IARC. Aiii.. Que chato.. Por falar nisso, saí, encontrei o Chato (hihi. Apelido "carinhoso" pro meu padrasto). Foi bom ver um rosto conhecido nessa hora! Deus cuidando de td de novo! Tá vendo? Nao tem como eu ficar com medo.. As coisas estao sendo tao perfeitamente encaixadas que minha segurança nEle é total e garantida! Ele me deu o laptop e a máquina e foi embora enquanto eu vim com o Antonio pro IARC.. Conversamos um pouco.. Eu ainda tentando converter os pensamentos em português pro inglês.. Ele já ouviu falar no Fogao!! Falamos de futebol, violência no Rio ("Tropa de Elite"). Ele foi mt simpático me levando até os 20km que separam o aeroporto Saint Exupèry (criador do fantástico "O Pequeno Príncipe"). Chegamos no IARC. Enquanto esperava encontrei Nathália no primeiro andar bebedo água, subi, conheci Shan, Catherine, Florence e Pierre!!!!!! Eu até pedi desculpas pq estava confusa pelas malas! Mas agradeci por ele ter aceitado a minha vinda! Tds foram extremamente simpáticos comigo!! Florence me trouxe de carro até onde vou ficar e foi me dando algumas dicas, inclusive de como eu vou chegar amanhã de metrô! Ela queria me dar um bilhete, mas eu agradeci e disse que poderia comprar amanha! "Vc vai saber ler francês??" "Cyn, cyn.. Consigo me virar! Obrigada!" Ok! Aqui na rua encontramos Marie Eve, que só fala francês, e ela foi explicando cada detalhe da casa da Emmanuelle. Como eu já sabia, vou molhar as plantinhas! E mexer no aquecimento é fácil! =P O ap aqui é mt legal!!! Calmo, limpinho, espaçoso e mt organizado!!! Elas foram embora e eu fiquei só.. Eu e minha mochila companheira.. Ainda eram 16h. Intalei o Windows no pc e saí à procura de internet wifi. Sabia que tinha um ponto aqui perto, mas esqueci de anotas onde era!! Fui descendo a Cours Viton (Florene disse que qq coisa é só me guiar por ela pq ela é a principal) e procurando algum lugar com nome familiar que seria a tal internet.. Nada.. Parei num café, perguntei em francês se o cara falanva inglês, ele respondeu que um pouco e perguntei por uma internet. Ele me indicou uma. Ok, fui andando atè lá.. Era perto.. Cheguei.. Estava com um aviso bem grande de que estava fechada!! Vacilo! Aproveitei que o nome da rua tinha o mesmo nome do parque que que sabia que era ali perto e fui seguindo pra ver onde dava. A lógica era cair no Parque Tete D'Or.. E foi!! Entrei lá, conheci um pouco, dei uma pequena volta. Teve uma hora que me deu uma agonia por nao ter minha malas e que tava sozinha e aí quase comecei a chorar, mas recuperei as forças em Deus!! Voltei pra Cours Viton. Comprei uma besteirinha pra comer num mercadinho aqui perto (sucrilhos, leite e madelleines.. É um troço que tia Zazá sempre comprava pra mim pq vendia no Zona Sul. E aqui um sacao é bem baratinho.. Nao sei explicar o que é.. É tipo uma almofadinha doce!). E voltei a catar uma internet pra mandar notìcias de que estava td bem.. Fui perguntando em alguns lugares até me falarem que eu precisava atravessar o rio Rhône e procurar uma loja perto do Hotel De Ville. Lá fui eu andando com o laptop e mini-compras pela Cours Viton.. Vi o rio!! Ahhh.. Como eu acho bonito cidade que tem rio!!! Ainda mais aqui! Limpinho! Mt legal.. Fiquei admirando enquanto atravessava a ponte cheguei. Fui numa loja, pedi info, a moça foi super legal e desenhou um mapinha.. Consegui me perder com ele! HAHHAHAHAHA! Dei mt volta até achar o lugar que ela tinha falado! Achei uma loja de internet!!! Mas nao aceitavam meu cartao Visa.. Achei outra. A mulher nao sabia se aceitavam e tmb nao se esforçou pra saber. Como eu nao tinha dinheiro pequeno trocado, desisti e voltei pra casa.. Já tava escurecendo.. E as lojas fecham as 19h.. Cheguei em casa (só seguir reto! Mt fàcil!). Lembrei que nao tinham me avisado como ligar o aquecedor do chuveiro.. Aí descobri que aqui a torneira vermelha funciona!! Hahaha! Aí no Brasil tem a torneira fria (azul) e a quente (vermelha). Se vc abre a azul sai água fria. Se vc abre a vermelha.. TMB!!! Aqui nao é acyn!! Abri a vermelha, o aquecedor armou automaticamente e tomei um bom banho quentinho! O bom é que Emmanuelle deixou toalhas pra mim, roupa de cama.. Imaginem se eu tivesse trazido.. Estaria td na mala e eu ia ter que comprar td nao sei como! Nao acredito em coincidências! E vcs sabem no que eu acredito! =) Liguei o pc pra ouvir música e dormi! Com a luz acesa e td!!! Acordei 3h da manha sem sono, orei e voltei a dormir.. E ainda com a luz acesa!

Nenhum comentário: