domingo, 14 de outubro de 2007

13.10.2007 - Open market (novos amigos), Bellecour, rugby game! (Niver do Joao e.. CASAMENTO DO OTTO E JOJÔ!)

Hoje é niver do Joao-Mala! Parabéns pra ele!! (Acho que aqui é algo do tipo "hereaux anniversaire")!! =) Hoje nao coloquei o despertador pra tocar né?? É sábado!! E caraca!! Acordei 8:30!! Que isso hein!! Acordar 8:30 sem despertador.. Só desconsiderando a diferença de 5 horas daqui pro Brasil.. Cyn.. Acordei 8:30 AÍ! Aqui já eram 13:30.. ¬¬ Ah, fala sério. Cansadona.. Levantei com uma música do Avalon e outra do Vineyard na cabeça.. As duas até tem a ver.. Uma delas é o Salmo 139, no qual Davi fala a Deus: "para onde eu poderia escapar do Teu espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a Tua mao me guiará e me susterá... Como sao preciosos pra mim os Teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!" (Salmo 139:7-10, 17 - ou seja, capítulo 139 do livro de Salmos e versículos 7 a 10 e tmb o 17) e a do Avalon fala "I don't want to go somewhere, if I know that You are not there, 'cause I know that me without You is a lie. I don't walk that road, be a millon miles from home, cause my heart needs to be where You are, so I don't wnat to go" (nao quero ir a nenhum lugar se eu souber que o Senhor nao estará lá, porque sei que minha vida sem Ti é uma mentira. Eu nao quero andar por aquela estrada, estar a milhoes de milhas longe de casa, porque meu coraçao precisa estar onde o Senhor está, portanto, eu nao quero ir). Sei que essa viagem estava nos planos de Deus faz tempo... Por motivos variados.. Nao só pelo IARC.. E isso è mt confortante: saber que Deus nao me abandona e é fiel! Ai, ai.. Entao.. Fiz meu brunch (café da manha e almoço na mesma refeiçao) e me arrumei pra bater perna até a Bellecour e fazer minha carte Tècèly, que faz com que eu ande um mês em metrô, ônibus qnts vezes quiser pagando só 31 euros.. Sendo que o bilhete individual custo 1.50 e pra estudante, comprando 10 de uma vez, custa 1.08 se nao me engano.. Esse cartao vai ser mó adianto! E ainda vou poder explorar mais Lyon! Eram 15:30 quando saí de casa com "meu" mp4 (só pq está comigo.. É do Thiago, na verdade! Mt obrigada, Thi! Tem sido mt útil!) tocando John Mayer pra variar (é uma ótima trilha pra se andar em Lyon).. Como ontem as fotos das igrejas nao ficaram boas pq estava de noite, fui andando pela rua de trás pra tirar fotos decentes! Com o mapinha do metrô nas maos nao teria como me perder! Fui andando, andando, foto, foto até chegar numa praça aleatoriamente.. Na verdade, eu tava voltado pra Cours Viton pq de lá eu sabia chegar no rio (Rhône). Ia passar por ela direto, mas vi um aglomerado de pessoas.. Que estranho! Aí olhei mais e vi tipo vendinhas com coisas novas, velhas.. AH!!! O open market!!! Show! Vou lá. Como a praça tinha uma cerquinha tive que ser educada e dar a volta e nao pular, como vi dois jovens fazendo... Ahhh se fosse no Brasil.. Eu teria pulado! HAHAHAHAHA! Nao vi mt coisa interessante, além daqueles obejtos antigos que eu acho lindo demais (eu sou uma velha!). De repente.. "Bonjour, madamme! C'est combien?" (nova frase em francês!) Apontei para meu objeto de desejo!! 15 euros. Ela começou a falar em francês aí avisei que nao falava direito. Perguntou se eu queria experimentar (Pris e Dani, curiosas?? HAHAHA), eu disse que nao sabia e nesse meio tempo um cara foi, pegou e ficou segurando mó tempao.. Como tinha outro na vendinha do lado, desisti. Esse outro era 10 euros. Mas mais velho.. Experimentei. Nao ficou ruim.. Mas qnd eu vi que o cara tinha largado o outro, voltei pra primeira vendedora.. Vou levar!!! Paguei, ela perguntou da onde eu era e ficou mt empolgada qnd eu disse Brasil! =D Perguntou se eu queria uma sacola.. Respondi que cyn pq minha bolsa era pequena. Nao estava com a mochila. Ela me deu uma bolsa tao bonitinha que pensei que ela fosse me cobrar. Nao cobrou nada e fui feliz e contente com meus novos PATINS!!!! ÊÊÊÊ! Vou andar aqui com eles! Aproveitar que td mundo anda e posso pegar a prática de novo andando pelo Tete D'Or e fazendo exercício pra queimar tds essas comidas deliciosas que tenho comido. Ela ainda me deu munhequeiras e cotoveleiras! =P Cyn, eu sou doidinha! ^^ Já eram umas 16:30. Fui em direçao ao Rhône, atravessei a ponte, vi um cara com um gato no pescoço (!!!) e fui tirando mts fotos (inclusive de tds as pontes que via: 5 contando com a que eu atravessei e com a que eu queria chegar). Cheguei no meu destino: a ponte da Guillotière. Dali eu virei pra direita e andei reto. Qnt gente!!! Nem gosto de muita muvuca acyn nao.. Velha mesmo.. Tá tendo algum evento de conscientizaçao no trânsito na praça Bellecour. Nossa! Mt gente! Já eram 17h. Tinha simulador de bêbado (hihihi! A pessoa colocava um óculos e devia ver td rodando como se tivesse bebido), tinha carro batido, carro rodando.. E mt gente! Tirei foto de uns índios pra mamys ver, vi um ônibus interessante que com certeza eu vou pegar se nao for mt caro (eu tô achando estranho o "suba e desça livremente".. Será que é de graça?? Duvido..), e desci pro metrô antes das 17:30 pq dps dessa hora os funcionários das mini-agências vao embora e só as máquinas vendem o bilhete!! Nao era aquela entrada... Só tinha máquina.. Subi as escadas, desci por outra. Qnd vi que a terceira tmb estava errada e nao ia dar tempo de procurar a certa, parei uma moça e pedi ajuda pra saber onde eu achava UMA PESSOA DE CARNE E OSSO!!! Fiquei uns 3 minutos tentando explicar.. Em francês, em inglês e ela nao entendia que eu precisava de algo falante, endotérmico e capaz de receber notas e me dar troco! Perguntei se eu poderia entrar com ela mesmo sem pegar o metro.. Seria só pra procurar a agência.. Ela disse que era ilegal, aí óbvio que eu nao quis! Imagina pagar multa! PErguntou se eu tinha um bilhete. Eu sabia que tinha UM nao usado. Mas desastrosamente peguei um usado e mostrei pra ela. Acho que ela pensou que eu fosse caloteira, deu tchau e foi embora! HAHAHAHHAHA! Bobona! Logo dps achei meu bilhete nao usado. Aí tive que usar pra entrar e ver se ainda tava aberta a parada. Nao tava! AHHHHHH! Droga.. Já que tava ali e tinha gasto um bilhete, voltei pra casa de metrô! Descendo aqui na estaçao de casa, descobri que bem em frente tem uma agência de viagem eu acho.. Sei que tem informaçoes sobre o TGV, o trem que anda td a Europa e que vai me levar a Paris e à Suiça! Peguei panfletos pra me informar. Passei numa loja pra saber se tinha algum McDonald's por perto. A mulher disse que era só seguir em frente até chegar na praça Charppenes. Subi em casa pra deixar os patins e pegar o laptop. Fui em direçao ao desconhecido e seguindo as instruçoes da moça. Passei de novo pela linha do trem (acho que é o TGV!), pela igreja batista e cheguei numa praça. Nao vi nada de McDonalds.. Olhei melhor e achei!! Tao perto de casa.. Nao tava levando mt fé na internet wifi lá.. Mt menos de graça.. Pra mim ia ter alguma complicaçao.. Mas que nada!!!! Cheguei lá, tem logo um cartaz avisando que é de graça e ilimitado o uso da internet wifi!! Liguei o laptop, mandei ele procurar a rede, ele achou, respondi algumas perguntas que o site do MD faz e... ESTAVA CONECTADA!!!! MSN, Skype, emails.. Td aberto! Thi mandou email de Curitiba! Hj é o casamento do Otto e da Jojô!!! Ahh, como eu queria estar lá vendo isso!!! =) Respondendo o email quase chorando.. Acho que é a época do mês que está me deixando mt sensível! Falei com Vaninha querida no MSN, fiz o upload do máximo de fotos que consegui e tive que vir embora.. Pq? Pq a bateria do pc acabou!!!! >=/ Deve ter um jeito de prolongar esse tempo!! Nao fiquei nem 2 horas! Qnd vi jà era 20h e era a hora que a Nathalia tinha marcado comigo mais ou menos pra eu ir pra casa do Dominique ver a semi-final do jogo de rugby! Como eu nao ia fazer nada, acve que sair aceitei o convite e vim correndo pra casa pra mudar de roupa e ir. Antes deixa eu explicar: Dominique é aluno de mestrado do IARC, acho que é francês e vai vir fazer doutorado em SP ano que vem, está tendo aulas de português. Nathalia está morando com ele a alguns dias pq ela que sair de onde estava. E eles iam chamar brasileiros pra irem pra lá tmb. Liguei pra Nathalia antes de sair e voltei pra pertinho do Mc Donalds pq nao queria trocar de linha. É que lá na praça Charpennes é o ponto final/inicial da linha B, que é a linha que eu teria que pegar quase que até o fim pra chegar no Dominique. Eu poderia ter pego o metro aqui em frente, andado 1 estaçao e a segunda seria a Charpennes, mas nao queria essa baldeaçao. Já percebi que nao é nada difícil se virar no metrô aqui contanto que vc saiba em que direçao quer ir e tnha um mapinha pra se guiar! Descobri tmb que eu dei uma volta desnecessária pra ir e voltar do Carrefour. Pq? Olha o que eu fiz: peguei a linha A, fui até Bellecour = 4 estaçoes. De lá peguei a linha D, andei 2 estaçoes: Saxe-Gambetta. Aí foi a vez da segunda mudança de linha, linha B. Mais duas estaçoes e estava na Part-Dieu. 8 estaçoes com 2 baldeaçoes.. O que vou fazer de agora em diante: metro A até Charpennes (uma estaçao separa Massèna da Charpennes). Pego a linha B, ando uma estaçao e estou na Part-Dieu!! Posso ir andando atá a linha B tmb.. É mt perto daqui.. Simples né..? ¬¬ Voltando.. Nem 15 minutos dps te ter entrado no metrô, eu estava na estaçao Debourg (uma antes da estaçao Stade de Gerland, que é onde fica o estádio do Lyon!). Nathalia me pegou lá, conheci a amiga dela Sarah (tailandes) na loja turca onde estavam comprando kebabs ou coisa acyn! Fomos para o Dominique. Conheci o Ariel, brasileiro, e vi os post-it do Dominique em cada objeto com o nome do mesmo em português!! Achei mt interessante a forma dele guardar! Tem post-it em td e umas colagens de coisas comuns no banheiro por exemplo com o nome de cada coisa em port! Mt legal mesmo! Esforçado! Nathalia estava no telefone com algumas pessoas aqui do Brasil e falava tanto "caraca" que o Dominique perguntou o que isso queria dizer!! Hahahahaa! Sensacional! O Ariel deu uma explicaçao que nao concordei e disse a minha versao! Até pq eu uso mt! Falei que era tipo um "oh my God!!!" Ariel concordou e fomos ver o jogo, que já tinha começado: França X Inglaterra. O Dominique estava vidrado na tv. Rugby é a sensaçao aqui e segundo o Ariel, um ingresso pra esse jogo (dps de ter esgotado td) estava 7000 euros! Nao!! Nao errei nos zeros! Sao 4 mesmo!! SETE MIL!!! Nao e possível! Fala sério! Ok, é a copa do mundo.. Seria o mesmo que o Brasil na semi-final da Copa de futebol.. O jogo de rugby é meio sem nexo, fiquei tentando entender a lógica. Jogam com a mao, com o pé, fazem montinho, batem, seguram o short do outro.. 2 tempos de 40 minutos cada.. E mts jogadores brutamontes com coxas enormes (nao tem como nao reparar! Absurdamente grandes as pernas dos caras!). A França tava ganhando por um ponto de diferença.. Só que um tal de Jonny da Inglaterra joga mt bem.. Nos 10 minutos finais a Inglaterra virou de 8x9 pra 14x9... Só pq eu tava torcendo pra França (e o Dominique tmb, óbvio! Ariel e Sarah estavam para os ingleses!). Poxa!!! Eu tenho a tendência de torcer pra times que se entregam no final.. Ai, ai!! Well.. Dominique ficou mt arrasado, tadinho.. Enquanto isso a Nathalia se arrumava. Eles iam sair pra night de Lyon! Hihihi! Brincadeira, sei lá pra onde eles iam, mas iam sair! Nathalia queria que eu fosse, mas.. Quem me conhece sabe que eu nao gosto! E tmb tava cansada.. Afinal de contas acordei 8:30! HAHAHAHA! Descemos, congelei pq tava com uma roupa que até se estivesse num dia frio no Rio eu ficaria com frio!! Só tava com um casaquinho e a blusa de manga curta do Botafogo. Fumacinha saindo da boca (novidade pra brasileiro, que fica forçando a respiraçao só pra ver!! HAHAHAHA!). Pegamos o metrô. Eles saltaram antes de mim. Eu vim até Charpennes de novo. Sò que dessa vez eu fiz a baldeaçao.. Tava mt tarde (00:00, embora isso seja mt paranóia de brasileiro pq esse lado nao é perigoso) e mt frio na rua.. Fiquei esperando uns 10 minutos com a estaçao cheia. Acho que pegamos o último matrô da linha A! Cheguei, comi algo e aqui estou! Otto e Joana já casaram, já devem ter cantado parabéns pro Joao.. E mts outras coisas e pensamentos já devem ter ido e vindo.. E eu preciso dormir.. Pq já sao 3:20 e pra mim ainda sao 22:21 (o relógio do pc tem o horário do Brasil e o de pulso e o celular estao com o horário de Lyon).. Já estou pronta: calça, blusa de manga comprida, meia, luva e gorro de la e empacotada no super saco de dormir da Denise (ele realmente é mt bom e me deixa quentinha!).. ZzzzzzzzzzzzZ..........

Ps: informaçao do Ariel > entrou ilegalmente no metro? Multa de uns $600... Meu.. FALA SÉRIO!!!! Com isso dá pra eu voltar pro Brasil!!! TÁ LOUCO!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Qse acerto, pensei em uma bike, mas não fez sentido qnd vc comentou q não sabia se caberia em vc. Rs
Eita...época do mês sensível? Eu e Pris tb... estranho!
Nossa, definitivamente se deslocar por aí parece ser mto simples. Já pensou essas milhoes de linhas no metrô aqui do Rio? Rs Ao menos o horáio de funcionamento se assemelha ao do Rio.
Hj eu tava acompanhando um jogo de Rugby. Acho q era Argentina e Irlanda. Não sei ao certo, mas não consegu ver graça no jogo. Mto violento!
Poxa, pensei q vc tivesse uma curiosidade pela night francesa. Brincadeira!!! Rs
Ao menos a menina q te ajudou no metrô pela primeira vz foi super simpática e legal. Ela arriscou receber uma multa por vc. Caraca... não consigo imaginar tal situação aqui. Volte e meia tem gente dando calote nos bus, trens... outro mundo né?
E a aventura mal começou...Rs
Bjão menina, boa semana pra ti!
PS: 2:40h da manhã e eu lendo o seu blog! Não me lembro de ir dormir tão tarde lendo algo "fora trabalho", há mto tempo. Rs