domingo, 14 de outubro de 2007

12.10.2007 - Fog, ligaçao a cobrar Lyon-Rio, aconteceu..

Hora do despertador: 7:50 (consegui configurar o teclado!! Valeu, Dydy!!! Segui sua logica e congui colocar o idioma certo no teclado: espanhol!). Hora boa pra levantar: 8:00. Pq? Reuniao (cadê o til que nao funciona??) do grupo as 9:30. Nao posso chegar atrasada! É feio! Eles nao gostam! Tá certo mesmo. Hora que levantei: 8:30!! Ahhhhhhhhhhhh! Nao, nao dava pra me arrumar e tomar cafe nesse tempinho de nada! Ainda tinha que escolher a roupa! E tava um frio... Qnd levantei e me oolhei no espelho vi que meu cabelo tinha declarado guerra.. Totalmente armado e rebelde logo hj que tem reuniao com o grupo TODO!!! Que raiva dele que me deu!!! E nem dava pra tomar banho por causa do pouco tempo. Prendi, soltei, mudei de roupa.. Nao gostei.. Fiquei nessa até 9:05! Desci desesperada pensando no vexame que ia passar se chegasse atrasada. Como eu queria ler jornalzinho, atravessei a rua, desci a escada correndo (de salto), escolhi o jornal (3 variedades se nao me engano!), atravessei de novo a rua e peguei o metro.. Ah cyn.. cja devem ter percebido que o metro aqui nao é bem igual ao do Rio.. Tipo.. Vc tem que embacar pelo lado certo, na direcao certa.. Pq se nao embarcar, nao tem como descer numa estacao e voltar pq a plataforma fica nos cantos e nao no meio, salvo em algumas estacoes como a Grange Blanche, do IARC.. Dentro em breve vcs perceberao quao pertinente é essa obrsevaçao! ¬¬ É isso mesmo que vcs estao pensando, mas eu vou contar na ordem cronologica! Prisk e Dani, nao vale ir até o final agora!!!! Qnd estava indo pra IARC percebi: fumacinha saindo da boca!!! Ou sej, frio!!! E fog (nevoeiro)!! Tirei foto do IARC meio encoberto! Cheguei lá e o relogio marcava 9:40.. 10 minutos.. Ok.. Podia ser pior.. Desci pra sala de reuniao e encontrei Nathàlia no corredor. Ela ia me procurar la em cima pensando que eu nao soubesse onde era a reuniao. Ufa! Ainda nao tinha começado! E descobri que meu relógio tava 5 mins adiantado! Ou seja, cheguei 9:35 e o Pierre nem tava. 3 minutos dps começou a apresentaçao da Sophie. 20 minutos de apresentaçao, 50 min de discussao! Bem legal! Subi e fui procurar alguns artigos... Dá pra pegar praticamente todos aqui!! Sem restriçao de revista! Ótimo! Nathália levou comida, entao tive que subir pro almoço sozinha. Ah cyn, hj decidi almoçar lá pq nao tinha condiçoes de cozinhar nada ontem depois da aventura do mercado! E tmb pq eu queria ver como era o esquema là no IARC. Subi pro 12º. Na teoria parece com o INCA.. Vc tem pouca variedade, mas dá pra comer numa boa.. Peguei as saladas primeiro: couve-flor, cogumleo eu acho, tomate, milho, cenoura ralada e crua (delicia), um pouco de cebola e um troço que parecia um feijao roxo! Do prato principal, como eu nao sabia perguntar o que era o quê (tá vendo? No INCA tem escrito o que é cada prato!!! INCA 1x0 IARC), vi logo um macarrao à bolonhesa e apontei pro cozinheiro (td arrumadinho com roupa branca limpinha.. No INCA o pessoal deve suar e... INCA 1x2 IARC.. Esse quesito tem peso 2). Ele fez minha porçao, peguei a sobremesa e passei no caixa. 4.96 euros! Dei 20 e abri um crédito lá! A moça descobriu meu nome pelo número do crachá e creditou o troco pra próxima refeiçao que eu fizer lá.. Nao sei qnd vai ser pq pretendo cozinhar algo pra levar pra lá na semana que vem!!! Mas enfim.. É super integrado o sistema deles! Mt bom! INCA 1x3 IARC Até que nao é caro! Eles cobram um preço fixo pra salada e sobremesa e pesam o prato principal. Se quiser, tem sucos e refri na geladeira vendidos à parte. Nao peguei. Fui procurar um lugar perto da janela pra sentar (coisa que eu sempre faço seja no INCA seja aqui..). No meio do refeitório estavam Ghislaine (mt fofa ela, gente!!) e Magali, que eu só vi de vista na reuniao. Perguntei se podia me sentar com elas, e claro que elas falaram que cyn! Sentei, fui apresentada à Magali e fui comendo o feijao roxo estranho e me segurando pra nao comer a sobremesa antes de acabar com o macarrao!! Ahh.. Aí no INCA eu posso fazer isso! Ng se importa!!! Ou se se importa.. Nao é a França chique né?? =P INCA 2x3 IARC. Comi td o macarrao.. Ele tava mt bommmm.. Docinho, docinho! So nao joguei a pimenta que fica em cima da mesa pq ia ser uma mistureba só! Nao dá pra ser estranha gastronomicamente falando logo nos primeiros dias!! Ainda mais em Lyon, que eu li que é considerada a capital gastronômica francesa!! Mas bem que eu queria a pimentinha!!! Aí tá.. Peguei a sobremesa com o garfo mesmo.. Ah, esqueci a colher, vai!! Ng vai ver! Hahahahaha! Puxa.. Quase certo de que tinha vinho na parada.. E eu detesto.. Fica me queimando o estômago dps... Ahhh, pq eu nao terminei com o macarrao...? Ahhh, etiqueta!!! >=/ IARC ganhou. Primeiro mundo é primeiro mundo. Ah! Esqueci de dizer que eles deixam uma jarra de água em cima de tds as mesas pra se servirem à vontade!! Mt bonitinho! Td arrumado e visual "clean".. Qnd acabei, pedi licença e desci. Peguei a máquina e fui lá embaixo tirar umas fotos porque ainda tinha tempo até me encontrar com Agnes pra vermos as células as 14h. Fui até a praça Grange Blanche procurando um telefone público (falar 'orelhao' na França nao tem nada a ver.. Alem de nao ter aquele formato de orelha do Brasil, é coisa de gente sem etiqueta.. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!). Isso pq eu queria testar se tinha pego a informaçao certa de como se liga a cobrar pro Brasil! Tentei uma, duas, três.. Pra mamys (nao aceita), pro meu telefone, pro da tia Marlene.. Nada.. Qnd tava quase desistindo, lembrei do celular da mamys e tentei como quem nao quer nada.. Dps de 22 números digitados (VINTE E DOISSSSS. 08009900551121+8 números do telefone no Rio. 0800 - sei lá, 99 - pobre ligando do exterior, 00 - internacional, 55 - código do Brasil, 21 - código do Rio, mais os oito números do celular) consegui falar com ela!!!!!!!!!! ÊÊÊÊÊÊÊ!!! Que bom!! Tava com mt saudade!!! Falamos um bom tempo e fiquei até impressionada pq o celular agüentou! Foram uns 10 minutos.. Bobó está rebelde e o Velox devia chegar hj (e eu sem internet aqui..). Desliguei, voltei pro IARC e fui com a Agnes ver as células. Segunda começamos o experimento com RNA interferente para GBP-2, ou seja, vamos "silenciar" a expressao do gene.. Digamos que acyn ele nao pode exercer sua funçao! Dps nada demais, mais artigos (incluindo telomerase, câncer de esôfago, p53.. Tenho um projeto pra fazer pra matéria da pós aí!) e dps fiquei procurando lugares legais pra ir durante o fim de semana. Tem um site mt legal! Ghislaine me deu a dica de um "open market" que fica aqui perto de casa! Vou lá amanha! Saí de lá e fui para o metrô.. Entei por um lado e desisti! Queria pegar um mapa de Lyon que nem o da Denise, mas pra isso eu precisaria encontrar a mini-agência do metrô e pessoas nela! Dps que eu passasse a roleta nao teria mais essa chance.. Aí entrei na lojinha.. "Bon soir, madame!", a moça me respondeu tmb com um bon soir.. E aí sabe o que aconteceu?? Eu pedi um mapa! Em francês! Hahahahaha! Show! Ela entendeu e me deu justamente o que eu queria! A versao gigante e a versao simplificada que cabe na minha bolsinha de moedas e que eu pensei que tivesse perdido ontem no mercado! Fiquei tao feliz por ter conseguido falar e entender alguma coisa, que desci correndo pra pegar o metrô que estava parado.. Na verdade tinha dois metrôs.. Nas das direçoes.. Ééééé.. Chegou a hora de vcs comprovarem a teoria de vcs!!! Me deu um branco na hora.. Fui na porta de um e dps virei as costas pensando "é do outro lado" e fui. Entrei, tava meio vazio, mas nem estranhei.. Qnd veio a voz anunciando a estçao seguinte, descobri que tinha pego na direçao errada!!!!!!! Drogaaaaaaa!! Diversao pra vcs, menos 1 euro e pouco pra mim pq eu teria que sair da estaçao e entrar de novo pelo lado correto!!! Já que nao adiantava mais nada, fui até o final pra pelo menos conhecer o resto ads estaçoes e como é a Gare de Venissieux! Desci, tirei foto, achei o lugar feio e voltei. Agora na direçao certa! Maneiro que fui sentada logo na frente do metrô! Pelo que tô vendo uma das linhas nao tem maquinista dentro! Ou seja, as janelas sao transparentes e vc vê tanto o outro vagao como os trilhos na sua frente!!! Qnd vem um trem em direçao contrária dá nervoso! Parece que vai bater! Ahh.. Coisa intrigante.. Metrô aqui = dois/três vagoes.. Metrô no Rio = trocentos vagoes.. Aqui nunca tá insuportavelmente cheio como é o metrô aí! E è confortàvel! Cadeiras forradas, limpinho e com uma coisa que achei sensacional: o teto.. Cyn cyn! O teto! Ele é.. Como vou explicar.. Ele é de ripinhas.. Como acyn? Imagine-se no metrô do Rio às 18h, indo em direçao à Central. Sacou? Isso.. Se vc tirar o pé do chao, pode esquecer de colocá-lo de volta. Nao tem mais lugar pra segurar e o que vc faz?? Isso! Se larga e pensa: "tá tao cheio que cair eu nao caio!" Só que quem já fez isso, sabe o quao é ruim ficar dependendo dos outros nesse sentido.. Qnd é acyn, eu apóio no teto, mas é um apoio simbólico pq ele é td liso.. Só que aqui nao é acyn!!! Tem lugar suficiente pra se segurar, mas se já tiver acabado: segure no teto!! Fantástico! =) Ok, cheguei em casa, tomei um bom banho (quentiiiiiiinho) e me arrumei pra sair de novo. Qnd cheguei no primeiro andar, umas 19h, tinha um casal esperando o elevador.. Aí ela me cumprimentou: "bonjour!" Fiquei um bom tempo pra responder pq nao consegui processar a tempo que o bonjour serve sempre!! Antes de me tocar eu pensei: "louca! Tá de noite!! É bon soir já!" Dps de me ligar, respondi com outro bonjour!! Logo eu que sou uma partidária (junto com Pris) de que "bom dia" é pro dia inteiro e nao só pra manha pq um dia tem 24 horas, entao qnd falo bom dia de tarde é pq quero que o restante de suas horas sejam boas! Ora ora! Simples o pensamento! Mas ng fala acyn, aì eu nao falo né? Só com a Pris, que sempre me entende! Hihihhi! A outra Marques! ;) Bem.. A missao era procurar a tal internet wifi aqui perto. Peguei o endereço no Orkut (como o pessoal da comunidade de Lyon-Brasil tem ajudado!!) e saí à procura. Antes fui dar uma volta pra saber onde era a igreja batista! Sabia que era na Cours Viton, que é a rua principal aqui (tem foto disso.. Aliás.. Tem foto de td!). Fui andando pra um lado e vi que nao era por lá.. Entrei numa farmácia pra ver se achava um creme pra mamys. Ok, achei rapidinho. 27 euros.. Quero só ver qnt é aí.. Fui seguindo a Cours Viton no sentido contrário ao dos carros e dps de 5 minutos achei enfim a igreja!!! Nem parece! Só sei que é pq tem um letreiro, mas é um prédio bem simples! Culto dimanche (domingo) às 10h. Tô tomando coragem pra ir! Dps de ter tirado foto, voltei até a rue Massèna e dps de 3 ruas paralelas chegou a rua do café onde eu li na internet que tinha internet wifi. Dois lados.. Droit ou gauche! =) Fui pra direita.. Nao era, mas continuei andando pq vi duas igrejas pela rua e queria ver de perto e tirar fotos, claro.. Aqui tem mt igreja!! Queria conseguir tirar foto de tds! Tipo um desafio! HAHAHA! Voltei pela mesma rua (a Bougeaud) e achei quase na esquina da minha rua o tal café! Beleza!!! Internet pertinho!! Entrei, tive quase que um sufocamento e perda de visao com tanta fumaça de cigarro que tinha lá! Nossa! Demais!!! Cumprimentei o cara em francês, tentei pedir em francês tmb pra me conectar à internet, mas como o cara nao fez mt esforço pra entender, mandei logo a "vous parle anglais?". Tds respondem da mesma maneira: um pouquinho (a petit peau). Pooooxa.. Pensei que fosse de graça, mas nada.. Sanq euro! CINCO euros uma hora.. Conversor euro-real off.. Ok.. Ele nao aceitava o meu Visa Travel Money. Entao eu ia apelar pras minhas preciosas moedas. Aqui elas sao importantes pra andar no metrô.. Sinto falta de vendedores HUMANOS nas estaçoes! Só tem máquinas em algumas e isso é complicado pq elas nao aceitam notas, só moedinhas.. Pra comprar diretamente com uma pessoa, tem que ir numa das grandes estaçoes.. Que nem fiz na quarta! Ok, sentei lá no pc, o MSN nao abria pq era versao velha, tentei baixar e instalar mas nao tinha como pq nao era o login do administador.. Me senti no INCA! ¬¬ Abri a versao web, o Skype e quase ng online (feriado e tava na hora do almoço mais ou menos). Respondi emails, tentei fazer o upload de fotos.. Nada.. Mais uma vez tinha que instalar o picasaweb... Aí desisti e vim embora.. A moça falou o preço em francês, paguei e vim pra casa. Comi algo e fui ajeitar minhas coisas que estavam tds jogadas.. Liguei o pc e comecei a escrever esse texto e logo parei pq tava com mt sono! Desliguei td e fui dormir.. Só nao lembro a hora...

Um comentário:

Unknown disse...

Q estranho né... aqui q é o país aonde tem as maiores bacias hidrográficas do mundo, somos obrigados a pagar por uma garrafa d'água para almoçarmos. Lá, onde a água é mto mais restrita tem água oferecida de graça em cima de cada mesa ( se ainda fosse um bebedouro distante...). Rs t
Existem coisas q não dá para entender...
Menina, tenho certeza de q até o final dessa saga estarei phd no seu projeto...rs Ao menos saberei td sobre o protocolo. Rs
Assim como aprender francês... rs
Hahahaha... tinha q se enganar no metrô. Rs
E no Brasil as moedas são tão desvalorizadas
É minha amiga, vc escolheu um horário meio ruinzinho para conectar...rs
brincadeira.
Bjinhus