domingo, 14 de outubro de 2007

11.10.2007 - O mercado Carrefour

O celular tocou 7.30. Nao podia me atrasar. O Pierre estava com o dia lotado (o que nao e novidade) e disse que poderia falar comigo qnd chegasse, 15 minutos antes de uma reuniao que iria de 9h as 17h. Entao eu tinha que estar la 8.45!!! Como ontem eu ainda nao sabia como andar de metro, perdi um tempinho de casa ate o IARC e por isso nao marquei qnt tempo demoraria.. Queria sair de casa umas 8.10 no maaaaximo. 8h eu levantei! HAHAHAHHA! Tanto no Rio como em Lyon, eu desligo o despertador e volto a dormir! Que coisa!!! Dei um pulo e me arrumei rapido. Dps de colocar td a roupa decidi mudar pq ia sentir frio. Tomei meu leite com sucrilhos rapidao e sai 8.25. Procurei pelo jornal na estacao e nada.. Peguei o metro certinho e sem nenhum problema fiz a 'baldeacao' pra linha D. Eu passo por 3 estacoes da linha A - Foch, Hotel De Ville e Cordelliers (decorei!! Inclusive ja sei ate a entonacao da voz que anuncia cada estacao. A do Hotel DeVille e a mais engracada! Ela fala Hotel De Ville e mais um bando de coisas com um sotaque carregado!!) - ate chegar na Bellecour, onde faco a transferencia pra D. E ai o caminho e um pouco mais longo passando por umas 6 estacoes. Olhei no relogio ainda eram umas 8.30 e pensei 'ahh! Vai dar tempo!'. Durante esse meio tempo de jornada de metro, percebi que eu era um dos unicos pontos coloridos no metro! Estava com um casaco rosa.. Por ser frio, o pessoal usa mt cor escura! So via roupa preta perto de mim!! E mt mulher maquiada! Nossa! Como as francesas se maquiam!!! A pele delas e linda! Lisinha e rosada, mas fala serio! E mt maquiagem! Principalmente no olho!! Dedeh, nao esqueci das fotos que vc me pediu, lindinha!! Ainda vou tirar mts fotos pra te mostrar como as pessoas se vestem aqui!! Pode deixar! Well.. Qnd cheguei na Grange Blanche (estacao onde tenho que descer), olhei de novo no relogio e ja eram tipo 8.42!!! Ontem sai pela saida certinha, mas hj eu sai um pouco mais afastada! Mas nada demais! So uma rua a mais pra atrsvessar! Beleza. Entrei no IARC e descobri que meu cracha tem superpoderes!! Cyn!!! Eu nao preciso dos recepcionistas pra abrir a porta! O super cracha faz isso!!! Olhei no relogio enquanto bebia 2 copos de agua (so tem agua no terreo!!) e eram 8.45. O elevador chega sempre mt rapido. E pronto. Fui pro 7 andar.. 'Bonjour, bonjour'. Perguntei a Michelle se o Pierre ja tinha chegado, ela disse que nao e disse que ele estaria ocupado o dia inteiro.. Como se eu ja nao soubesse! Ai ela me levou pra 'minha mesa'. So que descobriu que tinha outra pessoa nela. E qnd as coisas nao vao do jeito que ela previu, ela ja fica nervosa, piscando o olho parecendo que isso vai deixa-la mais calma! Hihihi! Ela e mt gente boa! Super preocupada e responsavel! Nao e uma critica pq sei bem como e isso de querer que as coisas saiam do melhor jeito! Dps de pedir desculpas, ela me colocou na mesa da Brigite (nao deve ser acyn que se escreve o nome ne, claro..!) e saiu. Fui olhar os emails ja conformada em conversar com o Pierre no primeiro horario disponivel dele.. Que eu nao sabia qnd seria.. De repente ele aparece.. 'Bonjour, Cynthia... Are you busy now? Do you have 5 minutes??' HAHAHAHAHAA! Como acyn?? Ele que tem a agenda cheiona e ainda me pergunta se eu tenho 5 minutos?? Que gentil!! Se fosse ai no Rio ainda vai, tem gente que fala que minha agenda e mt cheia e precisa marcar horario.. Bem.. As vezes e verdade, mas aqui nao!! Eu vim pra isso!!! Achei legal demais ele perguntar!! Claro que respondi que cyn e fomos procurar a Agnes pra participar da conversa. 15 minutos, planos tracados, voltei ao pc. Fui com a Agnes na 'papelaria' no subsolo pegar 2 jalecos es canetinhas!!! Nossa! Agora tenho 4 bics (azul, vermelho, preto e verde), um lapis, um bloco grande e quadriculado pra rascunho e 4 novas canetass pra tubos (vermelha, azul, preta e uma outra mais grossa tmb preta)!!! Uhuuu! Subi e fiquei esperando Nathalia chegar! Qnd ela chegou, fui acompanha-la na preparacao de laminas pra microscopia confocal (mt fofas as laminas redondinhas). Enquanto dava uma hora de intervalo da incubacao com o anticorpo anti-p53, fomos mexer na cultura de celulas. Estreei meu jaleco e fiquei vendo ela mexer tanto na TE-1 como na TE-13. Genteeee!! Aqui e td mt diferente do INCA! Hihihihi! Pensei que fosse ser mais rigido com a cultura celular, mas que nada!!! Primeiro > nao precisa entrar de mascara, touca e propes (precisa, cyn, ter um jaleco destinado so pr'aquela sala). Segundo > a UV nao tava ligada. E geralmente nao ligam!!! =O Terceiro > as celulas sao cultivadas em placas de Petri. Quarto > nao colocam nada no microondas por 10 min pra esterilizar!! Quinto > PBS pronto na garrafinha fica a temp ambiente. Sexto > nao esquentam o meio ate 37C ou a temp ambiente.. Dps do choque cultural (hahahahhaa), vi a Nathalia mexendo nas celulinhas.. Nada demais. Descobri que a TE-13 e mttt pequenininha (isso eu vi com os pp olhos) e cresce mt rapido (isso a Nathalia falou, acrescentando que e um porre contar essas celulas!! Ai, ai! Vamos la!)! Dps de divididas as celulas (ja vou comecar a mexer nelas na semana que vem), preparo de meio. Mais choque cultural, mas mais ameno dessa vez! Preparo de meio > pegar garrafa de RPMI do estoque, verter 50mL de SFB inativado e 10mL de antibiotico. Cabo.. HAHAHAHAHA! Acyn, eu quero fazer meio sempre! No INCA estamos quase acyn! :) So precisamos pular a fase do filtrar! Isso seria possivel se filtrassemos as coisas antes de aliquotar, mas fala serio. Nao e tao ruim ter que filtrar, mas so digo que e mt melhor nao precisar! Hihihi! Nisso ja eram 13h. Nathalia levou comida e eu nao. Ai ela me levou numa padaria pra comprar um sanduiche. Baguete com frango, alface e sei la mais o que.. Bem cynples.. A moca perguntou se eu queria maionese e eu respondi que cyn nem me ligando no que ela tava falando. Pedi um suco de latinha e como ela nao conseguiu passar meu Visa, a Nathalia teve que me emprestar 5 euros (conversoes para reais sao estritamente proibidas! A ideia e eu ganho em euros, gasto em euros. Se eu pensar ganho em reais e gasto em euros eu vou ficar louca. Ah, no caminho estavamos falando de manicure nao sei pq.. Ela disse que cynplesmente deve ser por volta de 30 euros.. Meu.. TA LOUCOOOOOOOOOOOOO!!!!!! Tiro 20kg de bife dos meus dedinhos gordinhos e curtos, mas e ruim de pagar isso pra ir numa manicure!!!!). Paguei e a mulher me deu o sanduiche com a latinha.. 'Sabe que aqui eles nao dao saco pra levar as compras ne? Vc que tem que levar o seu pro mercado ate!' Nathalia me avisou. Ai sai com o sanduiche (enrolado no papel) na mao e fomos pro IARC de novo. Qnd estavamos indo pra copa, vi o Antonio, o motorista que foi me buscar no aeroporto e deu o endereco e telefone do IARC, e fui la agradecer pela ajuda dele e dizer que as malas ja estavam comigo! Qnd vi Nathalia tinha sumido e eu fui procurar a copa.. Vi um cara sentado dentro de uma sala e pensei 'deve ser ali'. Ai fui na direcao do lugar com o sanduiche e a lata na mao.. Bem.. Era uma reuniao.. Virei rapidinho e achei a copa! HAHAHAHAHAHAHA! Bonitinho la! Comemos, descobri que a maionese daqui e mt boa pq e picante, comi o picles do sanduiche e voltamos la pra cima. Nisso ja eram 15h. Ela foi preparar as laminas para enfim ver no microscopio com a Marie Pierre. 16h fomos pro 9 andar pro microscopio. A sala escura, eu dormi pouco de noite, claro que eu quase dormi. Mas e lindo ver a celula ali!! A marcacao fica mt bonita!! Como eram mts laminas e eu tinha planos de ir no mercado, sai as 17.10 (como sempre o tempo passando mt rapido aqui) e vim pra casa pegar a maquina e a mochila pra fazer compras no Carrefour da Part-Dieu, recomendacao da Denise!! Chegei, nenhum episodio bizarro no metro. Peguei o jornalzinho 'di gratis'. O Rhone esta poluido! Tadinho! Como ainda tava sol, decidi mudar um pouco os planos.. Como o Carrefour fica aberto ate as 21h, fui pro Parque Tete D'Or pra tirar fotos e mostrar pra galera. Vi vaaaarias pessoas correndo por la.. De fato e tao grande que da um bom exercicio.. Se eu me animar.. Quem sabe..! Ai trei mil fotos (inclusive de rosas especialmente pra vc, Ro!) e vim qnd tava escurecendo, umas 19.00. Ia arriscar sair por outra saida pra pegar o metro mais perto de onde eu queria ir, mas achei melhor testar dps e qnd o dia ainda tivesse claro! Mais fotos no metro, linha A, linha D, linha B. Cheguei na Part-Dieu!!! O metro ja deixa dentro do shopping que tem o mercado. Subi as escadas e pensando 'nossa.. Shopping tem sempre a mesma cara.. E eu nao gosto! Sou uma mulher ET!'. Avistei o Carrefour. Fiquei meia hora tentando pegar um carrinho, mas dps parei pra ler.. Pra solta-lo do cadeado teria que pagar algo.. Ai desisti.. Ainda mais pq eu nao teria carrinho na volta, entao me viraria nas cestinhas, o que seria otimo pra eu ter nocao do peso.. Ou nao.. Esperem ate o final.. Blz. Entrei, mt grande! Fiquei procurando comida, mas nao achei. Achei xicaras e ja to pensando em qual vou levar! Descobri que comida era no andar de cima. Peguei a esteira e subi. Puxa vida!! Sai logo na frente das coisas boas!!! Massas semi prontas!!! Ja fui pegando algumas pra garantir o almoco de alguns dias. Ai fui rodando o mercado td e vendo o que poderia ser util.. E o que era barato tmb. Economia domestica na Europa, versao Euro! Hahahahaha! E nisso a cestinha enchendo.. Passei na partede legumes e verduras e.. PAREI! Nossa! Que milagre ne?? Fui comprar coisas ta? Alho, couve-flor, tomate, cenoura, beterraba.. CEBOLAS!!! E pasmem.. Olha que maravilhoso! Cogumelos!!! Deliciaaaa!!!! Vou dar um jeito de achar algo pra colocar cogumelos! Ou entao aprendo a prepara-los e como puro mesmo! Vi a parte de balas (3 Halls por 2 euros e pouco. Ai foi permitido o conversor atuar.. 2 euros e pouco da uns 6 reais digamos.. 3 HALLS POR 6 REAIS???? TA LOUCOOOOOOOOOOOOO!!!!!! No Rio compro 12 com esse dinheiro!! So entrar um moco no onibus vendendo!!!). Era em frente a parte de chocolate. Corredor proibido. Eu ia pegar barras de chocolate, mas pensei mt no Thiago e my tray (piada interna) e decidi nao pegar! Viu, Thi? Que lindo ne?? Hahahaha! Fiquei a procura de sal e acucar, mas nada.. E isso o mercado quase fechando.. Fui por ultimo pegar uma garrafa de agua. Acyn, eu beberia e nao jogaria a garrafa fora pra levar pro IARC pra beber agua sempre (confesso que da preguica desde do 7 ate o terreo so pra beber agua). Viu, Thi? Que lindo ne?? (2) Hahahaha! Peguei qq agua e fui pro caixa.. Dei boa noite pra mulher, mas ela nao respondeu.. 'Deixa pra la! Quem perde e ela!' Hahahahha! Ai ela foi registrar o tomate, so que tava sem a etiqueta.. Ela falou alguma coisa, eu falei que nao entendi (em frances! Uhuu!) e ela ficou com uma cara.. Ai, ai.. So lamento!!! Bem.. Fui colocando as coisas na mochila e ficando preocupada.. Nao tinha passado nem 2/3 da compras e ja nao cabia mais nada. Comprei duas sacolas de plastico.. Ai fui tacando as coisas la. Coube! Sao grandes e resistentes! So ficaram de fora as caixas de leite. Comprei logo uma embalagem com 6 pq leite e mt bommmmmmmm!!! Paguei. 48 euros. Conversor desativado!!! Acho que foi ate barato pra quantidade de coisas. Espero que eu constate que realmente valeu a pena! Ai agora que complicou.. Mochila hiper cheia, duas sacolas mt pesadas e ainda tinha o leite.. Drogaaaa!! O meu esquema de cestinhas nao deu certo! Peguei mt coisa e agora vou ter que dar um jeito de levar!! Respirei fundo e peguei as sacolas e o leite debaixo do braco. Sai pela saida errada, um moco me chamou atencao e achei a certa (achei sozinha pq o cabecudo nem pra me indicar!!). Enfim.. Nossa.. Do de lembrar td que eu teria que andar, ja me desanimava! Vcs nao tem nocao de como tava pesado!!! E eu tenho uma meta pra correcao de postura!! Viu, Thi? Que lindo ne?? (3) Fiz td o trajeto mentalmente enquanto dava 10 passos por hora e trocava as sacolas de mao mil vezes por segundo. Estava no terceiro nivel. O metro era no subsolo. La fui eu apoiando as sacolas na escada rolante e torcendo pra demorar bastante! Hahahaha! Nessa altura eu ja ate tinha parado de tirar foto... Tava suando ja!!! Cheguei no metro, tive que fazer td a baldeacao de volta e isso significa linha B, linha D, linha A e mt chao pra an dar e escada pra subir.. Escada sem ser rolante.. Mas eu pensava 'agora eu vou ter que chegar! Ja era!' Cara, ng ajuda.. Isso e feio.. Nao que eu fosse esperar a cordialidade do carioca, mas sei la ne? Acho que eu ajudaria.. Ok, eu sou carioca.. Hahahaha! Mas enfim.. Consegui chegar sa e salva (com os bracos doendo) as 21.30. Larguei as compras na porta, fui tomar um banho logo pq estava suada (nossa! Mt ruim!! Morrendo de calor no metro pq tava de casaco, mas sabendo que nao podia tirar pq na rua estava frio.. Nao deu outra.. Realmente faz frio!! E eu suada.. Alguns espirros ja foram espirrados!! Hihi!). Sentei na cama pra ligar o laptop e colocar musica pra guardar as compras.. Encostei pra ouvir uma musica e.. DORMI!!!!! Nossa!!! Apaguei mesmo!!! Acordei bem perdida e com menos sono.. Pensei 'apaguei e ja deve ser de manha!'. Eram 22.40!!!!! Ou seja, esse foi aquele sono tipo letargico! Exaustao, apagar, sono pesado, acordar como se tivesse dormindo mt!!! Fui pra cozinha, guardei as compras, bebi agua (que por sinal eu escolhi mt mal pq ela e rica em Mg ja que 75% das mulehres adultas têm falta de magnésio. Segundo o fabricante da garrafa né?? Eu sinto falta de MG, do meu mineiro! =P) e ca estou vos escrevendo. Claro que demorei seculos pra escrever isso td, mas sao os minimos detalhes que o processador CYNtel e capaz de lembrar! Vou dormir pq amanha tem reuniao 9.30! Mas antes eu quero mandar um beijo pro meu pai, pra minha mae, minhas irmas, Thiago e pra vc, que leu td ate aqui! (lembram da Xuxa perguntado 'e o beijo vai pra quem, baixinho?'? Hahahaha!) Parabens e espere pelas cenas dos proximos capitulos! =) Hora de dormir: 3h.

Um comentário:

Unknown disse...

igerNossa, confesso q estou cansada de ler...rs
Td bem q já estou acostumada com seus posts e emails ENORMES, mas nossa, blog... ufa! Rs
Brincadeira. Está super legal e interessantes.
Mas vamos aos comentários sobre o dia:
1º Por favor, poderia explicar a diferença no protocolo. Eu não sei nada do q vc faz no seu estágio, só sei q é no INCA. Esse negócio de mudar a tº, esterelizar... ñ entendi nada! Rs
2º Manicure: Hahahaha.... tenho uma amiga q vai para o USA no final do ano. Vai ficar lá 6 meses. A amiga dela mora lá e disse q a manicure lá, cobra US$40. Ela até brincou dizendo q qq coisa ela vira manicure por lá...Rs E o engraçado q esse serviço é por demais desvalorizado por aqui. Vc vê como lá fora a vaidade é extremamente importante. Rs
3ºObrigada pelas fotos das rosas. Eu as vi antes de ler o blog. Lindas! Obrigada por lembrar de mim!!! E o parque nossa, q lindo. Tb viajei mto com as fotos das árvores!
4º Se eu não me engano, tds os mercados na Europa são assim (no esquema com as sacolas). Ai ai... meu sonho de consumo para o Brasil. Rs Se bem q andam falando em adotar essa idéia por aqui. Ao menos eu tento fazer a minha parte e diminuindo o consumo de sacolas plásticas! Mas como eu me sentiria bem num mercado desses. Rs
5º Como assim abandonando os chocolates e se agarrando nas cebolas? O q o Thiago anda fazendo com vc? Quem é vc??? Rs
Brincadeira!!! MTo bom saber q está tendo uma boa alimentação! Isso aí, fonte inspiradora!
6º E por falar em Thiago, vi q ele anda influenciando em vc sobre postura o q me fez pensar na minha qnd li isso. Adivinhe pq? Estava eu totalmente debruçada sobre a mesa do pc com a coluna completamente torta e como já diria o q Ismael(prof de yoga) sentada sobre a coluna, ao invés de sentada sobre o bumbum. Rs
Bom... tive q anotar o q iria comentar, pois sñ, não iria lembrar. Rs
Bjão menina
PS: Nota-se q ando aprendendo com vc e os comentários e emails andam se estendendo. Rs